SÃO PAULO - SP

equipe

 

Paulo Mendes da Rocha    

                                                        

João Paulo Daolio

Rafael Schimidt

Thiago Natal Duarte

Fruto de um concurso para a sede do iab-sp em 1947, o projeto vencedor foi elaborado pelos arquitetos: Rino Levi, Roberto Cerqueira César, Jacob Ruchti, Miguel Forte, Galiano Ciampaglia, Zenon Lotufo, Abelardo de Souza e Hélio Duarte. Em um terreno de esquina a arquitetura moderna se destaca pela generosa marquise que abriga a calçada e avança como varanda no piso do mezanino.

O edifício foi tombado pelos órgãos condephaat (2002), conpresp (2015) e iphan (2015) foi construído entre os anos de 1947 e 1951.

O projeto de restauro e adequação do Instituto de Arquitetos do Brasil em São Paulo atravessou algumas distintas gestões.

A ideia de restauro do edifício se intensifica com o processo de tombamento no condephaat em 2002. A partir de então inicia-se uma compilação de material para a aquisição de recursos para viabilidade de restaurá-lo por meio da lei rouanet, que permite isenção de impostos para aqueles interessados em contribuir.

O auditório sempre acolheu palestras, aulas e atividades ligadas ao instituto e ao ensino de arquitetura. Com o passar dos anos, o espaço tornou-se insalubre sem o devido recolhimento das águas pluviais, pois está situado um nível abaixo da rua. 

Em 2009, orientados pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, fizemos o projeto para reutilização do auditório, adotando uma estratégia de baixa intervenção, atendendo as demandas de acessibilidade e drenagem,

No projeto original o acesso se dava apenas por meio de uma escada. A planta de fundações revelou espaço entre as sapatas bem no alinhamento de uma das torres do elevador.  Com essa informação propusemos que um novo elevador pudesse acessar o nível do auditório.

Um novo sistema de ventilação foi proposto para troca com ambiente externo e as águas das chuvas passam a ser recolhidas e bombeadas para o sistema da cidade.

Auditório IAB Prumo 1
Planta IAB Prumo 1

PLANTA FUNDAÇÕES

Planta IAB Prumo 2
Planta IAB Prumo 3
Planta IAB Prumo 4

PLANTA AUDITÓRIO

AUDITÓRIO IAB | SP - 2009

Planta IAB Prumo 5
Auditório Prumo